5 found
Order:
  1.  23
    Deleuze E Leibniz: Um único Lance de dados ou a univocidade do ser E a equivocidade de seus sentidos.Larissa Drigo Agostinho - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:105-135.
    Em diversos momentos de sua trajetória filosófica Deleuze recorre à Leibniz. Num primeiro momento para pensar a síntese ideal da diferença em Diferença e Repetição, não sem antes ter tecido duras críticas ao infinito leibniziano. Neste artigo nos consagraremos a este momento. Buscaremos demonstrar a importância do conceito de causa imanente de Espinosa, assim como do princípio de razão suficiente e de suas funções no pensamento leibniziano. Apresentaremos a crítica deleuziana do conceito de identidade em Leibniz e a interpretação do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  38
    Guattari: máquinas e sujeitos políticos.Larissa Drigo Agostinho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):103-126.
    Resumo: A partir de uma apresentação do contexto político e social no interior do qual a obra de Guattari se insere, buscamos definir o debate político francês da década de 60, no campo do marxismo, sobretudo do materialismo histórico em torno da questão do sujeito da história. O objetivo deste artigo é explicitar as razões que levam Guattari a romper com o estruturalismo, representado na psicanálise por Lacan e no marxismo por Althusser. A relevância deste texto está na apresentação do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    O estilo tardio: deleuze e beckett.Larissa Drigo Agostinho - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):617-636.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  26
    O homem dos lobos: Deleuze, Guattari e a psicanálise.Larissa Drigo Agostinho - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):377-406.
    apresentamos uma comparação entre leituras distintas do caso do homem dos lobos visando explicitar e explicar as críticas deleuzo-guattarianas à psicanálise e, por consequência, os limites técnicos e teóricos desta. Serão abordadas as seguintes questões: a centralidade do complexo de Édipo na psicanálise, a castração em Freud e seus significados e limitações e, por fim, o caráter qualitativo da libido. O objetivo desta exposição é apresentar algumas das principais teses da esquizoanálise e expor a relevância de um conceito renovado de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    The late style: deleuze and beckett.Larissa Drigo Agostinho - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):617-636.
    Resumo Procuramos demonstrar, a partir de uma relação entre a noção adorniana de estilo tardio e obras tardias de Deleuze - sobretudo L’épuisé, que trata da obra igualmente tardia de Beckett para a televisão - que há no pensamento deleuziano uma importante reflexão sobre a morte. Procuramos salientar a presença desta ideia e diferenciar a morte da noção de negativo, criticada pelo autor. Uma vez traçada a natureza desta reflexão, pretendemos questionar sua relevância no estudo da obra de Beckett.In this (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark